CapaSobre2.png

Sobre a eduCAP

QUEM SOMOS

A eduCAP é o braço educativo profissional da tradicional Escola de Guias do Clube Alpino Paulista. Ela nasce dos nossos valores de excelência, protagonismo e renovação, que aliados à experimentação e ao questionamento, nos ajudaram a visualizar um novo cume ainda não explorado, o ensino do montanhismo à distância, que quebra barreiras geográficas e reforça mais um dos nossos valores: a inclusão.

VANTAGENS DA AULA ONLINE

Conveniência: quem quiser pode fazer cursos avulsos e no seu próprio ritmo.

Exclusividade: pode combinar os cursos de acordo com o objetivo e currículo que deseja, desde Hikers a Guias de Montanha.

Inclusão: elimina a barreira geográfica para o ensino do montanhismo.

NOSSA FILOSOFIA

No Clube Alpino Paulista e, por extensão, na eduCAP estamos comprometidos com o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade.
 
Com base nesses conceitos, buscamos oferecer a nossos alunos o melhor conteúdo e práticas, para que possam tornar-se montanhistas com conhecimento amplo e consistente de todos os aspectos que envolvem escaladas, caminhadas e expedições. 
 
O conhecimento amplia horizontes e permite que as pessoas se tornem independentes, podendo optar pela não contratação de excursões, tomando para si todas as decisões, planejamento e execução das atividades. Tornam-se, assim, protagonistas de seus caminhos.
 
O protagonismo vem acompanhado da responsabilidade por si e pelos companheiros de jornada, da responsabilidade de não colocar terceiras pessoas em risco – nesse aspecto o conhecimento tem papel fundamental.
 
Por tudo isso, damos o melhor de nós.
 
Em contrapartida, pedimos dos professores e dos alunos o mesmo nível de comprometimento, qualidade e dedicação. 
 
A exigência é alta e queremos que todos a superem para fazermos um montanhismo melhor e mais seguro.

COMO COMEÇAMOS

O Clube Alpino Paulista, por meio de sua Escola de Guias, rapidamente está se adaptando para manter o seu ensino de montanhismo, escalada e alpinismo — que tem forte tradição, excelente reputação e reconhecida competência —, inclusivo, ativo, dando continuidade à sua missão.

A impossibilidade de desenvolver os tradicionais cursos práticos de montanhismo em 2020 motivou o desenvolvimento de cursos online, que passam a se tornar a base da nova grade curricular de formação.

Surge assim o Novo Curso Básico, estruturado de forma a facilitar a participação dos interessados, incorporando os conceitos e práticas do ensino à distância.

 

Está claro que, em se tratando de uma atividade em que a segurança tem um papel crucial, nem tudo pode ser ensinado a distância.

 

O novo currículo foi pensado de forma a incorporar aulas totalmente à distância, parcialmente à distância (ou seja, com uma parte presencial obrigatória) e outras atividades exclusivamente presenciais.

VISÃO, MISSÃO E VALORES

VISÃO

Ser, através da educação, com reconhecimento e prestígio internacional, uma das forças motrizes do desenvolvimento e crescimento dos esportes de montanha no Brasil.

 

MISSÃO 

Fomentar as atividades de montanhismo e escalada no Brasil por meio de atividades educacionais para amadores e profissionais visando à formação de novos montanhistas e guias de montanha de nível internacional.

 

​VALORES

  • Inclusão - Proatividade em tornar o montanhismo igualitário e sem distinções entre sexo, raça, religião, classe social e orientação sexual.

  • Protagonismo – Praticar e exigir o protagonismo em todas as atividades realizadas.

  • Qualidade  – Oferecer e cobrar permanentemente rendimento de alta qualidade em todas as áreas de atuação. 

  • Renovação – Renovar sempre para se adaptar às novas realidades de acordo com as tendências, metodologias e tecnologias mais atuais.

  • Experimentação e Questionamento – Experimentar e questionar sempre na busca da excelência.